segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Semana Farroupilha é no CTG Família Nativista na 2ª Capital Farroupilha

Te aprochega pra cá vivente!


Começam os festejos farroupilhas nos dias 8 e 9 de setembro com rodeio na sede campestre!


No dia 13 a partir das 23h tem a posse dos membros da gestão 2012/2014 da Invernada Cultural, os peões e prendas que irão trabalhar junto à patronagem.










Ainda dia 13 tem baile bueno com o Grupo Muniano a partir das 23:30h.


No dia 14 tem apresentação dos grupos mirim e juvenil da Invernada Artística, com animação do Grupo Toque de Gaita!





Dias 15 e 16 Grupo Quero-Quero!

Dia 17 Grupo Rodeio!

Dia 18 Chiquito & Bordoneio!
Dia 19 Os Mateadores!

Dias 20 e 22 Tchê Kakareko!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Semana Farroupilha chegando!

                     Todos participam de uma forma ou outra dos festejos farroupilhas, mas poucos sabem a que se deve tamanha festa! A Semana Farroupilha está diretamente relacionada à história do Estado do Rio Grande do Sul, faz homenagem aos antepassados que lutaram durante 10 anos por ideais de liberdade, igualdade e humanidade, os quais lhes eram negados pela coroa Portuguesa na época do "Brasil Colonial".
                   Abaixo, uma breve leitura sobre a famosa "Guerra dos Farrapos".


Saga Farrapa marcou o Rio Grande
                As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
                A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-ro-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
               Acontecendo-se a Revolução Farroupilha, desde o século XVII o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças locais, o término dessas disputas mereciam, do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimemto às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país.
              Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo,passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas taxas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.
             Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-riograndense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.
             Caçapava do Sul abrigou o governo da república riograndense por mais de um ano entre 1839 e 1840, tornando-se assim a 2ª Capital Farroupilha, já que a primeira foi Piratini e a terceira foi Alegrete. Em Caçapava do Sul foram impressas 115 edições do jornal "OPovo" que tratava dos assuntos relacionados a república riograndense, também foi palco de decisões importantes, onde foram comemoradas importantes vitórias dos farroupilhas sobre os soldados imperiais.
               As comemorações do Movimento Farroupilha, que até 1994 restringiam-se ao ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e ao feriado municipal em algumas cidades do interior, ganharam mais um incentivo a partir do ano 1995. Definida pela Constituição Estadual com a data magna do Estado, o dia 20 de setembro passou a ser feriado. O decreto estadual 36.180/95, amparado na lei federal 9.093/95, de autoria do deputado federal Jarbas Lima (PPB/RS), especifica que "a data magna fixada em lei pelos estados federados é feriado civil".
               Que venham os festejos farroupilhas, mas que venham junto, o respeito à história de nosso povo, que venha o orgulho de ser quem somos pelas conquistas de nossos ancestrais, por fim, que venha o culto à memória imortal dos guerreiros farrapos!

Fonte: acervo pessoal

Retornando devagarito...

Olá amigos!

              Cá estou eu, retornando aos pouquitos a minha rotina, atividades e demais afazeres... Pelos motivos expostos na postagema anterior, estive ausente por alguns dias, mas não posso e nem quero deixar de fazer e de viver as coisas que me fazem bem, como estar aqui, falando com vocês sobre assuntos que fazem parte da minha vida e tenho prazer em partilhar com os amigos.
              Acredito que seja isso que minha mãe queira, esteja ela onde estiver...