domingo, 29 de abril de 2012

O dia do trabalho é UNIVERSAL

1º DE MAIO



O dia 1º de maio é uma data que está marcada na história mundial como o dia comemorativo das conquistas dos trabalhadores ao longo dos tempos. Em 1886 houve uma manifestação de trabalhadores em Chicago no dia 1º de maio. Nesta época os trabalhadores trabalhavam 13 horas por dia em condições desumanas, por quererem mudar a situação, muitos morreram durante algumas revoltas, mas felizmente conseguiram muitas conquistas, a exemplo das 8 horas diárias d trabalho.
Em 1924 o Brasil estabeleceu a data como feriado.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mudança de data


           Em respeito a outro evento marcado na mesma data pertencente ao calendário de eventos municipal, o 1º Encontro Municipal de Prendas foi adiado para o dia 20 de maio, mantendo sua programação original.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aconteceu e foi sucesso!




          

Nesta quarta-feira, dia 18 de abril, tivemos na 2ª capital farroupilha o Show "A Viagem do Violão Gaúcho" do nosso tão admirado e querido, Marcello Caminha.
          Marcello fez um show bem interativo com o público que compareceu em massa (fotos)! Cantou vários clássicos do nativismo, bem como grandes sucessos de sua carreira como compositor... grande compositor que é!
          O show fez brilhar os olhos e encantou aos ouvidos de todo o público, especialmente dos tantos jovens aprendizes de violão que foram ao show conferir o extremo talento do seu maior ídolo gaúcho.                   
          Com o coração na ponta dos dedos, Marcello deu ainda mais emoção a músicas como "Milonga Abaixo de Mau Tempo", "Merceditas", "Batendo Água", "Km 11", "Vento Negro", "Cabanha Touro Passo" e até nos brindou com alguns "tangos", sem falar  no "Hino Riograndense"... vocês podem imaginar!





           Nós da Comunidade Cultural "Sonho Coletivo", queremos agradecer ao público que se fez presente, mas especialmente ao apoiadores do evento, pois sem a valoroza contribuição destas empresas não seria possível ofertar ao público caçapavano um show desta magnitude!
           O nosso muito obrigado:
SICREDI
FARRAPO
DB - Dagoberto Barcelos
NICOLA - Farmácias Associadas
CTG Família Nativista
CTG Sentinela dos Cerros
Clube União Caçapavana
Cine Club
SECULTUR - Prefeitura Municipal

terça-feira, 17 de abril de 2012

segunda-feira, 16 de abril de 2012

1º Encontro Municipal de Prendas



CONVITE

O Departamento Cultural do CTG Família Nativista tem a honra de convidar a todas as prendas, chinoquinhas, dançarinas do departamento artístico, patroas e demais mulheres das entidades tradicionalistas de Caçapava do Sul, para o 1º Encontro Municipal de Prendas, a realizar-se no dia 06 de maio de 2012, na sede social da entidade, a partir das 13h.
O evento em tela tem como objetivo promover uma integração cultural entre todas as mulheres atuantes no movimento tradicionalista de nosso município, de forma a valorizar e enaltecer a figura feminina no contexto histórico e social da cultura gaúcha.
Salientamos ainda, que a presença de todas é de suma importância para que, juntas, possamos fortalecer a figura feminina no cenário riograndense.

·         13h – Credenciamento
·         14h – painel cultural: “As Mulheres que fizeram a História do Rio Grande do Sul” (interação entre palestrante e prendas das entidades)
·         15h30min – café com quitutes e sorteio de brindes entre as credenciadas
·         16h30min – dinâmica em grupo com as prendas credenciadas
·         17h – entrega dos certificados e encerramento


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira 13 com Garotos de Ouro



Amigos, não é filme de terror, mas sim, um baita fandango no CTG Sentinela dos Cerros que completa neste final de semana, 46 anos de fundação.
É hoje, na 2ª Capital Farroupilha, FANDANGO COM OS GAROTOS DE OURO!

Marcello Caminha em Caçapava


         Dia 18 de abril às 20h no Clube União Caçapavana

                     Atenção amigos, vocês que gostam do trabalho do grande músico Marcello Caminha, não podem perder o espetáculo que vai acontecer nesta quarta-feira próxima no município de Caçapava do Sul. O show faz parte da sua turnê "A viagem do violão Gaúcho", que este músico vêm realizando por diversos lugares. 
                     Não podemos perder a passagem do Marcello por Caçapava!
                     Ingressos ao valor simbólico de R$5,00!

                                    IMPERDÍVEL!
                     Maiores informações na Secretaria de Cultura e Turismo de Caçapava no telefone (55)3281 1599, ou comigo mesma (55) 9648 4287 / 3281 3327.


TU NÃO PODES PERDER!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cacequi dos meus recuerdos

                    Amigos, no final de semana passado tive a alegria de voltar à cidade que acolheu a mim e a minha família por quase 4 anos, de 2005 a 2008. Cacequi, a Terra da Melancia, da mais antiga estação de trem da região, da maior ponte ferroviária da América Latina, construída na década de trinta, permitindo a ída dos trens a Uruguaiana e Santana do Livramento levando cargas que ontem eram "passageiros" e hoje abrem espaço para outros tipos de cargas.
                    Cacequi da Praia de São Simão na antiga Vila Militar a caminho da comunidade da "Capela", esta, "lejos da la ciudad", do CTG Pedro Broll Sobrinho, do Canto de Integração Serra e Fronteira, terra do Jairo "Lambari" e do "Giovani Lemos", pertinho de Rosário, São Vicente e Jaguari... Um cantinho do pago que levo no coração e que sempre volto pra matar as saudades dos amigos que lá deixei.
                    Quero registrar esta minha passagem por lá deixando uma abraço muito forte ao cacequienses que fizeram parte da nossa vida, mas em especial, aos amigos Horácio e Adriana, Edson e Fabiane, Andiara e Douglas, Naíra e Iolanda, Giovani e Carmem... os não mensionados não se sintam menosprezados, pois carrego a todos no coração.


terça-feira, 3 de abril de 2012

CTG Família Nativista


                       O CTG Família Nativista faz a abertura das atividades sociais da entidade com grande fandango animado por João Luiz Correa e Grupo na noite de sexta-feira, dia 30/03/2012.

domingo, 1 de abril de 2012

Momento de emoção

            Amigos, acabo de chegar da entrevista com meu amigo Beny Nascimento no Programa Marca Gaúcha da Rádio Portal FM.
            Quero partilhar com vocês o registro de momentos de muita emoção... quem estava nos ouvindo deve ter percebido o quão emocionados estávamos eu e ele ao falar de um assunto que nos é tão caro: MÚSICA!
          Com lágrimas nos olhos, falamos dos preconceitos na profissão, da responsabilidade de sermos mensageiros de tantas histórias contadas em música, enfim, do significado maior que é compor e interpretar temas que sempre estão contando a vida de alguém.
          Quero deixar meu agradecimento ao Beny pelo convite e dizer que há muito não me sentia tão emocionada.
         Um grande beijo, meu amigo Beny, e o desejo de que Deus te permita, por muitos anos ainda, fazer este programa autêntico e que só tu sabes conduzir desta forma tão original e sincera.